6 de julho de 2016

Qual a diferença entre Hidratação Nutrição e Recontrução


Oi gente tudo bom com vocês? Hoje mais uma postagem cheia de informações importantes para quem deseja ter sempre um cabelo bonito e saudável! A importância de conhecer o nosso cabelo e saber do que ele necessita é muito grande. Porém de nada adianta saber que nosso cabelo esta sem brilho e danificado mas não saber qual é o tipo de cuidado que nosso cabelo precisa. Certo?

Então reunindo essas ideias trouxe uma postagem falando mais sobre qual a diferença entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Muitas pessoas confundem os significados e pensam que a hidratação é boa para tudo! “Se o cabelo esta quebradiço – Hidratação! Se o cabelo esta opaco e poroso- hidratação. Se o cabelo esta sem brilho – hidratação.” Mas não é bem assim que funciona!

Então você me pergunta! “Então Mel qual a diferença entre elas?” Vamos lá!

A Hidratação:

A Hidratação consiste em reposição hídrica ou seja é o mesmo que repor água aos fios. Assim como nosso corpo precisa de água para estar sempre saudável os nossos fios são da mesma forma. Os fatores externos do dia-a- dia como o vento, o sol,o frio,a poeira, entre outros fazem com que nosso cabelo perca água. E os principais danos causados pela falta de hidratação são falta de maleabilidade, suavidade e maciez. Então podemos dizer que sempre existira a necessidade de hidratar o fio. É importante que você faça de uma a duas hidratações por semana no seu cabelo.

Os componentes mais comuns das máscaras de hidratação são:

-Extratos vegetais de plantas ou frutas;

-Glicerina;

-D-pantenol;

-Aloe Vera(babosa);

-Silicones;

-Vitaminas.

A Nutrição:

Já a nutrição se trata de reposição lipídica. De uma forma mais clara os lipídios são a “gordura natural do nosso cabelo”! Então associe Hidratação a água e Nutrição a gordura que ficara mais fácil entender! Quando nosso cabelo esta sem brilho, com pontas duplas, com aspecto ressecado, opaco e poroso tudo o que ele esta pedindo é uma Nutrição bem feita! Geralmente os cabelos que mais sofrem com ressecamento são os cabelos cacheadas por causa dos fios irregulares 🙁 então por isso o salva vidas dos cachos são na MAIORIA das vezes as máscaras de nutrição, os óleos vegetais e as manteigas vegetais.

Geralmente uma máscara nutritiva terá em sua composição:

-Óleos vegetais ( Óleo de argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça …)

-Manteigas vegetais(Karité, cupuaçu, cacau, abacate …)

Você pode utilizar também Óleos vegetais nos fios. Isso se chama umectação tem uma postagem aqui no blog falando mais sobre o assunto. LEIA AQUI .

A Reconstrução:

Poe último a Reconstrução. Ela consiste em reposição de massa e queratina. Quando nossos cabelos passam por processos químicos eles ficam muitas vezes danificados, ressecados, elásticos, e principalmente quebrados. Infelizmente!

Durante muitos anos por causa de químicas meu cabelo não crescia muito, o máximo que meu cabelo crescia era pouco abaixo dos ombros. Os fios na parte da frente do meu cabelo sempre estavam quebrados e danificados. E com toda certeza tudo que eu precisava era uma reconstrução nos fios.

Vale lembrar que o processo de reconstrução é um processo mais “pesado” que os outros. Já que a queratina e outros componentes de uma máscara reconstrutora podem deixar os fios mais rígidos. Então não espere um cabelo super macio apos usar uma máscara assim. A falta de RECONSTRUÇÃO assim como o excesso de uso podem ser PREJUDICIAIS aos fios. Então é importante que o uso delas seja a cada 15 dias para cabelos bem danificados ou apenas uma vez por mês.

As máscaras de reconstrução faz os cabelos mais fortes e saudáveis. Na composição de uma máscara reconstrutora encontramos:

-Queratina;

-Arginina;

-Cisteína;

-Creatina;

-Colágeno

Bom a postagem de hoje é essa! Caso surjam algumas dúvidas vocês podem deixar aqui nos comentários e irei responde-las! Quero também convidar você a fazer parte do nosso canal no Youtube, CLIQUE AQUI E SE INSCREVA  Beijos e até a próxima! Espero que tenham aprendido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *